sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Por que visitar a cozinha dos estabelecimentos?

Qual a importância de visitar a cozinha de um estabelecimento? Você já parou para pensar se aquela comidinha deliciosa que te servem no restaurante é feita em algum lugar realmente limpo?

A cozinha de um estabelecimento deveria ser higienizada constantemente. É natural que, durante o processo de elaboração das comidas que são servidas, restos de alimento e matéria prima caiam no chão, nos cantos e em locais de difícil acesso. Se não forem vistos e recolhidos, esses restos podem atrair ratos, baratas, formigas e outros insetos. E se você acha que eles ficam apenas nestes restos, melhor repensar: nas cozinhas industriais, por haver uma rotatividade muito grande, os alimentos perecíveis e matérias primas tendem a ficar expostos grande parte do dia. Ou seja, os insetos que foram atraídos pela comida do chão acabam subindo nos alimentos que serão utilizados no preparo do seu prato!

Nem sempre dá para garantir que as pessoas que trabalham na cozinha tenham a preocupação de lavar bem esses alimentos. Como já foi amplamente discutido aqui no blog, quase todos os insetos são transmissores de doenças - além de serem bastante nojentos!

Por isso, sempre visite a cozinha dos estabelecimentos. A placa "Visite Nossa Cozinha" está lá justamente para isso. É uma boa forma de verificar se tudo está limpo, se as pessoas que ali trabalham utilizam luvas e touca, se os alimentos são armazenados corretamente e como é o processo desde o início até o momento que a refeição chega em sua mesa. Além do mais, quando o consumidor visita sempre a cozinha do restaurante, garante que os proprietários fiquem sempre ligados na limpeza. Quem ganha é você!

Um comentário: