segunda-feira, 26 de julho de 2010

Imuni Service mostra os perigos das frutas mal lavadas

Diarréia, Cólera, Febre Tifóide e Hepatite são apenas algumas das doenças que a ingestão de alimentos não higienizados, principalmente frutas, podem trazer para a saúde humana. Estas doenças podem se apresentar em qualquer sitação, por isso requerem uma série de cuidados. Em locais onde a infra-estrutura de saneamento básico é inadequada, o risco de transmissão é ainda maior, visto ser relativamente comum a contaminação das fontes de água e de alimentos com resíduos fecais, necessitando assim uma atenção extra.

Um dos maiores problemas é a infectação da água por dejetos humanos. Água que muitas vezes é utilizada para o consumo e preparação de alimentos. A contaminação das frutas pode estar relacionada com a preparação inadequada dela, sendo que, não lavados adequadamente, ou com a manipulação sem a higiene correta. Outra ameaça é o contato dos alimentos com pragas ou insetos.

Para desinfecção pode-se utilizar uma solução de hipoclorito de sódio (2,5% para cada litro de água). Ao se lavar a fruta com a solução diminue-se a quantidade de matéria orgânica presente. Em seguida, devem ser mantidas imersas por 30 minutos na água clorada. Após este período de tempo, antes do consumo, devem ser lavados com água tratada. A desinfecção deste tipo de alimento deve ser feita mesmo quando existe uma rede pública com água tratada disponível.

As principais dicas da Imuni Service é não consumir verduras, legumes e frutas cruas que não possam ser desinfectados no momento do consumo. Lave bem as frutas antes de consumir, e descarte imediatamente qualquer uma que tenha tido contato com qualquer praga, como caramujos.

Continue acompanhando a Imuni Service para mais dicas de saúde pública, e siga @ImuniService no Twitter para mais novidades.

Um comentário: