segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A personalidade dos insetos

Você sabia que os insetos podem possuir personalidade própria? Pelo menos é o que diz um estudo realizado pelo grupo de Pesquisas Ecológicas da Universidade de Debrecen, da Hungria, o qual, de acordo com informações do site do Discovery News, tem como objetivo revelar a personalidade individual de cada organismo presente em cada espécie.

O estudo mostra que a personalidade dos organismos no mundo animal é comparável à personalidade humana: "Há insetos bravos, corajosos. Por exemplo, para definir um corajoso, pode-se estudar com que velocidade ele sai de seu refúgio após um alerta de perigo", como disse Eniko Gyuris, líder da equipe da universidade, ao Discovery.

Para a realização do estudo, as amostras de insetos foram recolhidas em florestas próximas a Debrecen. Para testar as diferentes reações de cada um, os insetos foram colocados em diferentes situações. Algumas coisas interessantes foram descobertas, como por exemplo, que as fêmeas têm uma tendência maior a ter reações mais extremas, porém, machos mais agressivos são mais ativos e não medem o perigo quando ameaçados por predadores. Gyuris diz que "a única possibilidade de exceção, de personalidades idênticas, são nos casos de organismos que vivem em habitat específico por muito tempo, como uma caverna, porque não aprendem a reagir de formas diferentes por falta de ações variadas".

Já pensou qual inseto você é? Faça o quizz e descubra!

Continue acompanhando nosso blog para mais informações interessantes e dicas! E não esqueça de seguir nosso Twitter :)


Fonte: Terra Ciência

Um comentário: