quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dengue: grave problema de saúde pública no Rio de Janeiro

Sempre que chegam os períodos de maior calor, índices de casos de Dengue aumentam, trazendo uma série de preocupações para a sociedade. O mosquito transmissor da Dengue é um dos que mais perturbam a tranquilidade do brasileiro, apresentando uma série de ameaças à saúde. No blog, a Imuni Service já falou muito dessa praga, mas deve-se entender que, acima de tudo, este inseto se tornou um sério problema de saúde pública no Brasil, inclusive no Rio de Janeiro.

Muitos casos de Dengue ocorrem na capital fluminense, principalmente devido ao clima favorável ao desenvolvimento do inseto. Mesmo assim, o clima tropical do Rio de Janeiro não é a única explicação para a epidemia; áreas densamente povoadas também favorecem a proliferação do inseto. A densidade demográfica carioca é umas das maiores no Brasil, com cerca de 314,4 habitantes se apertando em cada quilômetro quadrado da cidade.

Nessas condições, o combate a praga se torna mais difícil. Esses locais possuem muitas deficiências na rede de água encanada e na coleta de lixo, favorecendo a proliferação Dengue. Quanto mais comuns os cortes no abastecimento de água, mais a população é obrigada a ter reservas em latas e baldes, sendo justamente aí que o mosquito se reproduz. Se o entulho não é recolhido, o Aedes aegypti põe ovos na água que se acumula em objetos de plástico ou vidro.

As dicas da Imuni Service para o combate à praga são básicas, mas podem ajudar muito no combate a proliferação da Dengue. Evite deixar água parada em pneus velhos, garrafas, ou qualquer outro recipiente. Não deixe que a água se acumule também nos pratinhos dos vasos de plantas, experimente colocar areia grossa umedecida evitando esse acúmulo de água parada. O perigo é que é nessa água onde ocorre a reprodução da praga, por isso, não deixe que esse perigo se espalhe.

Imuni Service, pensando nesse sério problema de saúde pública, preparou o Xô Dengue. O concurso cultural pretende apresentar denúncias dos focos de Dengue, além de conscientizar a população contra a perpetuação da praga.

Acompanhe mais sobre saúde pública no Twitter da Imuni Service. Siga também as novidades no Facebook e no Orkut.

Um comentário: