segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aterro sanitário de Petrópolis vira exemplo na luta contra as Pragas

Quem gosta de passar ao lado de um lixão? O desconforto é enorme; além do mau cheiro e da péssima aparência, o número de pragas que esses locais atraem são enormes! Um desses locais era o aterro que ficava no Km 75 da Estrada Rio-Bahia, e acredite: hoje ele é um exemplo, não só de saúde pública, mas de sustentabilidade.

Até um ano e meio atrás, quem passava pelas proximidades dessa estrada via o lixão do Fischer, um dos principais de Teresópolis. O cheiro era tão insuportável que era impossível passar de carro com a janela aberta. Hoje o aterro é um exemplo. Em julho do ano passado ele foi transformado no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Município, com o tratamento do lixo sendo feito de uma maneira diferente e mais ecológica. Depois de separado, o material é enterrado e compactado, não ficando mais a céu aberto. O chorume (líquido que escorre do lixo) que antes era descartado irresponsavelmente, hoje é tratado antes de ser jogado em um córrego vizinho ao local.

Instalado numa área de 115 mil metros quadrados no km 75,5 da Estrada Rio-Bahia, no bairro Fischer, o primeiro aterro sanitário consorciado do Estado do Rio de Janeiro tem capacidade para absorver as 130 toneladas/dia de detritos produzidos por Teresópolis. O aterro foi criado para erradicar os lixões no Rio de Janeiro e levar coleta e tratamento de esgotos a 80% da população em um prazo de até dez anos.

No lugar das montanhas de lixo de antes, campos gramados nos setores que, pelo menos por enquanto, não serão mais utilizados. Além disso, foram construídos taludes - cortes no terreno - com inclinação para que não aconteçam desabamentos. O aterro era um grande perigo, sendo ninho para uma série de pragas. Os problemas de saúde pública eram imensos, trazendo uma série de ameaças a sociedade.

A Imuni Service é uma dedetizadora que busca combater todas essas pragas. Não precisa ser um grande aterro para ameaçar a saúde pública, mas qualquer pequeno acumulo de lixo já pode trazer graves problemas; por isso não exite em chamar a Imuni Service. Os tratamentos da dedetizadora são diversos, possuindo um para cada tipo de praga e cada tipo de terreno.

Acompanhe a Imuni Service também no Twitter @ImuniService, no Facebook e no Orkut.

Um comentário: