quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Imuni Service te mostra algumas curiosidades sobre os morcegos!

O morcego é como um rato voador. Na verdade, ele é o único mamífero que voa no planeta!
No Brasil temos mais ou menos 100 espécies diferentes, e delas, apenas 3 se alimentam de sangue. A maioria tem mais ou menos 12 centímetros de corpo, mas sua envergadura pode chegar a 40cm, de ponta a ponta das asas. Como são mamíferos, as fêmeas alimentam seus filhotes.
Os morcegos podem ingerir uma enorme variedade de alimentos, recebendo diferentes nomenclaturas:
Frugívoros (comem frutos e auxiliam na dispersão de sementes), Insetívoros (alimentam-se de insetos), Carnívoros (ingerem pequenos animais como lagartos, sapos, rãs, ratos ou lesmas) e Hematófago (alimentam-se quase que exclusivamente de sangue, principalmente de bois, cavalos, cabras e galinhas, podendo atacar também o homem).

Algumas curiosidades sobre morcegos:
  • Seu sonar auxilia em sua localização. Esse sonar emite sons, os quais refletem em obstáculos e o eco é captado de volta por eles, identificando mais rápido esses obstáculos à sua volta;
  • Ao contrário do que diz a crença popular, os morcegos que chupam o sangue não o fazem por meio daqueles dois furinhos na vítima, mas na verdade usam os dentes incisivos para fazer um corte na pele do animal (como se tivesse sido raspado) e usam a língua dobrada em forma de tubo, lambendo o sangue que sai;
  • Uma espécie de morcego Hematófago é capaz de andar no chão;
  • Alguns morcegos possuem pelagem clara. Nem todos são escuros como os que conhecemos!;
  • Antigamente, as fezes dos morcegos eram utilizadas para fabricar pólvora;
  • A maior colônia de morcegos do mundo fica na caverna Bracken (Texas); durante o verão atinge até 20 milhões de morcegos abrigados!;
  • A saliva do morcego possui um anticoagulante poderoso;
  • Um morcego Insetívoro de apenas 4 gramas, em uma única noite, pode devorar até 200 insetos!

Como vimos, morcegos podem sim ser perigosos e nos atacar; a Imuni Service dá as dicas de algumas medidas preventivas para evitar a presença deles. Por exemplo:
  1. Manter os alimentos cobertos, principalmente as frutas;
  2. Todos os vãos e buracos que sirvam de acesso a porões e sótãos devem ser fechados ou vedados com telas;
  3. Evitar contato com as fezes deles, pois existem fungos patogênicos ao homem em seus excrementos;
  4. Ao entrar em um ambiente que morcegos usam como abrigo, devemos usar luvas e máscara;
  5. Nunca tentar capturar um morcego com as mãos, pois eles podem morder, e essa mordida deve ser medicada pois pode ser muito perigosa à súude!

Como o morcego não pode ser morto por ser um animal da fauna brasileira (protegido por entidades como o IBAMA), se um morcego entrar em nossa casa nós podemos afugentá-los de duas formas:
Pendurar sachês de naftalina em vários pontos do local onde esses animais se abrigam;
Pulverizar ou atomizar creolina na área onde eles se abrigam, tomando o cuidado de não molhar produtos ou materiais (e avisar a todos que o processo foi feito, pois a substância libera um cheiro muito forte!).
Para esse tipo de controle, a Imuni Service está aí para ajudar! :) Se precisar, fale com a nossa equipe especializada e não deixe que bichinhos como este tirem a sua paz!

Acompanhe nosso blog e Twitter com mais dicas e informações interessantes.

Um comentário: