No Brasil temos mais ou menos 100 espécies diferentes, e delas, apenas 3 se alimentam de sangue. A maioria tem mais ou menos 12 centímetros de corpo, mas sua envergadura pode chegar a 40cm, de ponta a ponta das asas. Como são mamíferos, as fêmeas alimentam seus filhotes.
Os morcegos podem ingerir uma enorme variedade de alimentos, recebendo diferentes nomenclaturas:
Frugívoros (comem frutos e auxiliam na dispersão de sementes), Insetívoros (alimentam-se de insetos), Carnívoros (ingerem pequenos animais como lagartos, sapos, rãs, ratos ou lesmas) e Hematófago (alimentam-se quase que exclusivamente de sangue, principalmente de bois, cavalos, cabras e galinhas, podendo atacar também o homem).
Algumas curiosidades sobre morcegos:
- Seu sonar auxilia em sua localização. Esse sonar emite sons, os quais refletem em obstáculos e o eco é captado de volta por eles, identificando mais rápido esses obstáculos à sua volta;
- Ao contrário do que diz a crença popular, os morcegos que chupam o sangue não o fazem por meio daqueles dois furinhos na vítima, mas na verdade usam os dentes incisivos para fazer um corte na pele do animal (como se tivesse sido raspado) e usam a língua dobrada em forma de tubo, lambendo o sangue que sai;
- Uma espécie de morcego Hematófago é capaz de andar no chão;
- Alguns morcegos possuem pelagem clara. Nem todos são escuros como os que conhecemos!;
- Antigamente, as fezes dos morcegos eram utilizadas para fabricar pólvora;
- A maior colônia de morcegos do mundo fica na caverna Bracken (Texas); durante o verão atinge até 20 milhões de morcegos abrigados!;
- A saliva do morcego possui um anticoagulante poderoso;
- Um morcego Insetívoro de apenas 4 gramas, em uma única noite, pode devorar até 200 insetos!
Como vimos, morcegos podem sim ser perigosos e nos atacar; a Imuni Service dá as dicas de algumas medidas preventivas para evitar a presença deles. Por exemplo:
- Manter os alimentos cobertos, principalmente as frutas;
- Todos os vãos e buracos que sirvam de acesso a porões e sótãos devem ser fechados ou vedados com telas;
- Evitar contato com as fezes deles, pois existem fungos patogênicos ao homem em seus excrementos;
- Ao entrar em um ambiente que morcegos usam como abrigo, devemos usar luvas e máscara;
- Nunca tentar capturar um morcego com as mãos, pois eles podem morder, e essa mordida deve ser medicada pois pode ser muito perigosa à súude!
Como o morcego não pode ser morto por ser um animal da fauna brasileira (protegido por entidades como o IBAMA), se um morcego entrar em nossa casa nós podemos afugentá-los de duas formas:
Pendurar sachês de naftalina em vários pontos do local onde esses animais se abrigam;
Pulverizar ou atomizar creolina na área onde eles se abrigam, tomando o cuidado de não molhar produtos ou materiais (e avisar a todos que o processo foi feito, pois a substância libera um cheiro muito forte!).
Para esse tipo de controle, a Imuni Service está aí para ajudar! :) Se precisar, fale com a nossa equipe especializada e não deixe que bichinhos como este tirem a sua paz!
Acompanhe nosso blog e Twitter com mais dicas e informações interessantes.
dedetizadora Também acaba com morcegos? sempre descubro uma utilidade nova
ResponderExcluir