sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especial Imuni Service Moscas - Parte III - Mosca Varejeira

No terceiro especial de Moscas da Imuni Service, a empresa de dedetização vai falar um pouco da Mosca Varejeira. Também conhecida como biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, beronha, moscas-do-berne ou moscas-berneiras, a praga é presente em quase todos os lugares, sendo mais presente no campo.

Bem maior que a Mosca de Frutas e a Mosca do Ralo, a Mosca Varejeira possui tamanho médio de 10 mm. É grande e possue uma coloração verde azulado metálico; a larva da mosca mede de 9 a 22 mm, branca com um leve amarelamento. A praga pode ser encontrada junto com materiais orgânicos, preferencialmente de origem animal, como fezes e carcaças. Normalmente, a mosca é um dos primeiros insetos a chegar nos animais mortos. Mais ativo em dias ensolarados e quentes, a praga possui um ciclo de vida que roda entre os 10 e 25 dias.

A Mosca Varejeira é uma grande ameaça a econômica rural. O gado bovino tem nessa praga um dos principais ectoparasitas; que lhe causam infecções, perda de peso, baixa produção leiteira, morte de bezerros e comprometimento da qualidade do couro. A atuação contra a praga deve ser rápida e eficaz, tanto contra a espécie já adulta, quanto contra a larva da mosca.

Sua ameaça não é apenas econômica, mas a Mosca Varejeira se tornou um grande problema de saúde pública. Para a reprodução, a praga deposita seus ovos em feridas de animais, inclusive dos seres humanos! O perigo é grande, a praga pode causar no hospedeiro uma miíase, grave infecção causada pela larva da mosca.

A Imuni Service possui tratamentos eficazes no combate a praga. A empresa de dedetização trabalha com armadilhas biológicas para eliminação da praga. A eliminação de resíduo orgânico também é importante, pois tal resíduo atrai essa mosca. A Imuni Service possui também um tratamento de pulverização com inseticidas residuais, eliminando qualquer foco da praga.

A Imuni Service está também no Twitter, com mais dicas sobre saúde pública. Acompanhe também a Imuni Service no Facebook e no Orkut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário