sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tipos Curiosos de Formigas

As formigas estão sempre presentes em nosso ambiente. Estamos tão acostumados a vê-las que sequer imaginamos que, na verdade, há mais de 10 mil espécies no planeta. Vemos sempre aquelas que ficam nas superfícies, mas diversas espécies vivem quase completamente nos subsolos ou saem deles só à noite para buscar comida. Entre estes tipos, há algumas espécies de formigas especialmente curiosas, como as que a Imuni Service listou abaixo:

Formiga de cupim Esta espécie de formiga constrói túneis e ninhos em madeira morta, postes, árvores e madeiras de edifícios. Apesar de não comer a madeira, podem causar estragos realmente consideráveis. Ocasionalmente elas entram em casas à procura de doces.

Formigas legionárias São formigas de uma espécie “nômade”. Elas nunca ficam mais de três semanas no mesmo lugar, mudando a localização de seus formigueiros constantemente. Se tratam de formigas predadoras, e as responsáveis pela busca de alimento exterminam insetos, lagartos e até mesmo pequenos animais. Seu ferrão é extremamente venenoso.

Formigas lava-pés Estas formigas são conhecidas por sua picada dolorosa (que provoca uma forte sensação de queimadura), e há histórico de serem responsáveis pela morte de animais do mesmo porte de bois e vacas. Se alimentam, em geral, de frutas, legumes e insetos; porém, também destroem plantas alimentícias em desenvolvimento, e por isso são inclusive consideradas pestes agrícolas.

Formigas criadoras de fungos Este tipo de formiga cultiva fungos, os quais também são sua alimentação. Elas mastigam as folhas de árvores e criam uma polpa usada com base para o cultivo desses fungos. São as conhecidas formigas “corta-folhas”, pois é não-raro vê-las transportando os pedaços de planta sobre suas cabeças.

Formigas colheitadeiras As formigas deste tipo são parte de uma espécie que se subdivide em diversas outras, dependendo da região. Sua característica principal consiste em recolher plantas apanhadas do solo, armazenar no subterrâneo e depois as levar à superfície para secar. Elas também podem picar o homem.

Formigas do mel Esta espécie utiliza as formigas trabalhadoras (repletes) como vasos vivos de armazenagem. Elas se abastecem de comida (néctar de plantas ou excremento de insetos que se alimentam de néctar) até que seus abdômens se distendam muitas vezes, ficando cheios e as impedindo de se movimentar. Distribuem a comida coletada por meio da regurgitação.

Controlar a presença das formigas não é difícil quando há uma equipe especializada para verificar a presença do caminhos das formigas e encontrar o local do ninho ou orifício onde essa adentra. Em casos internos, o ideal é fazer um tratamento localizado nos pontos de ocorrências polvilhando tomadas ou efetuando vedações com silicone, sendo estas algumas atitudes fundamentais para o extermínio desses insetos. Já nos ninhos externos, o mais indicado é o polvilhamento.

Continue acompanhando as dicas da Imuni Service no Twitter e aqui em nosso blog!

Um comentário: