segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Insetos que se reproduzem na água

Larvas de Aedes Aegypti
Água é vida. Nós somos formados por água, nenhum ser vivo sobrevive sem água... nem mesmo os insetos. Nesse caso, água parada é sempre um mau sinal, pois representa o meio de reprodução de muitos deles. Precisamos sempre ficar de olho em locais onde a água possa ficar armazenada de forma incorreta, como pratos de vasos, pneus e quaisquer outros recipientes que fiquem expostos ao ar livre; uma simples chuvinha é suficiente para encher de água aquele baldinho de criança esquecido no jardim.

Todos nós sabemos que o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é um desses insetos. Ele representa um grade perigo pois se assemelha muito a um pernilongo comum - ainda que seja mais escuro e possua listras brancas pelo corpo - de forma que fica muito difícil diferenciá-los. O Aedes Aegypti coloca seus ovos nas paredes de recipientes como os citados acima, e mesmo que você tire a água desses locais, esses ovos ainda podem sobreviver por 2 anos sem contato com o líquido. Assim, é importante que, mesmo depois de esvaziá-los, esses recipientes sejam devidamente higienizados.

E, além do famoso "mosquitinho da dengue", ainda há outros insetos que compartilham este meio de reprodução. Mesmo que não sejam realmente perigosos, são muito incômodos. Há, por exemplo, a mutuca, que ataca normalmente o gado bovino e eqüino. Tem também o borrachudo, que é bem pequeno, e sua picada não é dolorosa - mas pode causar sérias alergias. A reação varia de pessoa para pessoa, mas o histórico é sempre de um ponto vermelho muito característico seguido de inchaço, dor e coceira. São mais comuns na região litorânea. Além disso, temos a muriçoca, também conhecida como pernilongo. É odiada por reproduzir o zumbido mais desagradável do mundo, além das conhecidas picadas que ficam dias coçando. Transmite elefantíase, um tipo de filariose.

Como vimos, muitos insetos comuns do nosso dia-a-dia se reproduzem dessa forma. Por isso, lembre-se: nunca deixar água parada em nenhum local!
E se, por um descuido, a água acabou ficando ali e os mosquitos já iniciaram sua reprodução?

A primeira coisa a fazer é identificar o problema o mais rápido possível. Depois, a eliminação da água parada é o primeiro passo para a aplicação de larvicida na forma granular ou líquida, ou então reguladores de crescimento. Esse trabalho deve ser feito por uma equipe especializada, como a da Imuni Service. Portanto, se não deu pra prevenir, a Imuni Service te ajuda a solucionar! Entre em contato com a gente ;)

Mais dicas e informações em nosso Twitter... e não deixe de acessar nosso blog!

Um comentário: