sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vespa ou marimbondo?

Vespa ou marimbondo?
Qual a diferença entre a vespa e o marimbondo? Nenhuma! Nem todo mundo sabe, mas ambos se referem ao mesmo inseto. A Imuni Service te conta um pouco sobre ele.

Há no mundo uma enorme variedade de vespas com hábitos e características diferentes. Em linhas gerais, há as vespas solitárias - entre elas, não há operárias, de forma que constroem seus próprios ninhos - e as que vivem em grupo. Este segundo tipo é o grupo das vespas maiores, com manchas amarelas ou de cor avermelhada.

As vespas percebem odores com suas antenas; elas possuem fortes mandíbulas, além de dois pares de asas e três pares de patas. Sua visão é formada por dois olhos compostos e três simples.

A Imuni Service já contou aqui como é feito seu ninho. As vespas de cor avermelhada constroem ninhos abertos, cuja construção quem inicia é a rainha, pois é a única que sobrevive ao inverno. Depois que ela coloca os primeiros ovos, as vespas que nascem se tornam operárias e continuam construindo o vespeiro, que pode abrigar algumas centenas de insetos. As amarelas constroem ninhos maiores, que comportam até milhares de vespas.

Algumas pessoas têm sensibilidade ao veneno da vespa, para as quais a picada pode ser fatal. Esse veneno contém histamina e uma substância que é capaz de dissolver glóbulos vermelhos do sangue.

O grande problema das vespas é que elas não ficam em apenas uma área; elas podem estabelecer o ninho no campo, em jardins e até mesmo entre construções humanas. Desta forma, é inevitável que elas estejam presentes em nosso dia-a-dia. Como é muito difícil prever quem tem ou não sensibilidade à picada - e ainda levando em consideração que, independente dessa sensibilidade, a picada da vespa é extremamente dolorida - o ideal é evitar a presença delas.
Para isso, a Imuni Service conta com um serviço de uso de aerossóis ou pulverização com Diclorvós ou Dorine, muito eficazes no controle desta praga. Nunca tente tirar um ninho de marimbondo sozinho, procure sempre uma equipe especializada como a Imuni Service pra te ajudar.

E não esqueça: aqui no blog da Imuni Service você acompanha as melhores dicas e informações. Não deixe também de visitar nosso Twitter!

6 comentários:

  1. Muita falta de responsabilidade da empresa nas informações acima, além é claro, da falta de conhecimento.
    As vespas não são pragas ! São animais extremamente úteis ao homem e indispensáveis na polinização de certas espécies vegetais.
    Vocês deveriam consultar alguém especializado antes de sair vendendo bobagens por aí! Caso tenham feito, melho consultar outra fonte pois a atual é muito fraca!
    Pragas são vocês que saem jogando veneno em tudo sem critério ou conhecimeto algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que são consideradas dessa forma quando fazem seus ninhos em habitações humanas, gerando perigo a população e principalmente para crianças, e neste caso a empresa é contactada.Mas quando estão em seus devidos lugares na natureza funciona como a engrenagem mais perfeita dessa imensa e linda máquina que chamamos de universo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. de qualquer forma, não sou a favor de mata-los, e sim realizar a correta remoção e deposição em local apropriado!

    ResponderExcluir
  4. Todo marimbondo é vespa, mas nem toda vespa é marimbondo. Vamos entender: existem cerca de 30 mil espécies de vespas conhecidas e a grande maioria delas não constrói casas (são as chamadas vespas solitárias), mas existe uma minoria que constrói e o marimbondo está nesse grupo.https://www.ufmg.br/online/ndc/publicacoes/qual-a-semelhanca-entre-vespa-e-marimbondo/

    ResponderExcluir