quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Leptospirose: Os ratos podem ser mais perigosos do que se imagina...

Ter ratos em casa é uma situação muito incômoda. Mas, pior do que causar inconvenientes, eles podem ser transmissores de doenças muito graves. Uma delas é a leptospirose.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Qualquer pessoa pode ser contaminada, independente da idade. A média do período de incubação é de 10 dias, mas pode começar a se manifestar de 2 a 30 dias após a infecção.

Mas afinal, como saber se você pode ter contraído a doença? Quais são os sintomas e como combatê-los?

Os sintomas em geral são:
- início súbito de febre alta
- sensação de mal estar
- dor de cabeça constante e acentuada
- dor muscular intensa
- cansaço
- calafrios.

Além disso, o portador da doença pode sofrer de fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia, podendo levar à desidratação. É comum também que os olhos fiquem avermelhados (hiperemia conjuntival) e alguns infectados podem apresentar tosse e faringite. Não existe vacina contra a leptospirose, e o tratamento é feito essencialmente à base de hidratação. Quando a leptospirose é diagnosticada até o quarto dia, são empregados antibióticos que reduzem as chances de evolução para a forma grave. Já as que desenvolvem meningite ou icterícia devem ser internadas. As formas graves da doença necessitam de tratamento intensivo. Porém, todo e qualquer tratamento deve ser ministrado por um médico, jamais sendo efetuada a auto-medicação ou tratamento sem acompanhamento profissional.

Para evitar a leptospirose, o ideal é não entrar em contato com ratos, principalmente a ingestão de líquidos que possam estar contaminada com sua urina. Caso haja ratos em sua casa, ou até se sua região apresenta um sistema de esgoto ineficaz ou coleta de lixo inadeqüada, é necessário tomar atitudes para evitar que eles fiquem longe. Nesse caso, dedetizar a casa é sempre uma ótima opção. E não se esqueça, para isso, você pode contar com a Imuni Service!

Fique sempre de olho nas informações do blog e nas novidades do Twitter!

Um comentário: