sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ácaros e mosquitos: insetos inofensivos. Serão mesmo?

É muito comum encontrar mosquitos em casa. Ácaros, então, estão presentes em todos os ambientes, mas principalmente em cozinhas e quartos, pois fornecem o clima perfeito pra proliferação destes pequenos insetos. Porém, o fato de ser comum encontrá-los não deve ser um fator para despreocupação: eles podem transmitir uma série de doenças - as mais conhecidas Arboviroses.
Arboviroses são doenças virais transmitidas por meio de artrópodes. Os arbovírus fazem a transmissão da doença no ato do repasto sanguíneo, ou seja, ao picar a pele e trocar sangue com o homem.

Existem vários tipos de arbovírus. Os mais importantes são:

Alphavirus – vírus das encefalomielites
Arenavirus – vírus causador de várias febres hemorrágicas
Bunyavirus – agentes da encefalite
Flavivirus – vírus da febre amarela e de algumas encefalites
Rhabdovirus – vírus da raiva, estomatite vesiculosa e várias infecções

Os artrópodes os quais temos mais contato são os próprios ácaros e mosquitos. Desta forma, é muito importante evitar ao máximo o contato com estes pequenos insetos.
Para isto, a Imuni Service está aqui para ajudar. A melhor forma de se controlar ácaros é através da administração da umidade relativa do ambiente. Em alguns casos, o uso de inseticidas se faz necessário. Somente organofosforados produzem resultados sobre populações de ácaros, em pulverizações direcionadas ou termonebulizações com água utilizada como veículo. Fumigações de materiais ou ambientes com fosfina também podem ser realizadas.
Para os mosquitos, é importante eliminar pontos com água parada - onde eles se proliferam - e efetuar uma dedetização mais direcionada. A Imuni Service efetua este controle com atomizações ou termonebulizações.

Acompanhe o blog da Imuni Service para mais dicas e informações. Siga-nos também no Twitter!

Um comentário: