quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tungíase: conheça a doença transmitida pela praga do bicho-de-pé!

A Imuni Service te alerta sobre os perigos desta praga de nome curioso e que de doce não tem nada! Como dissemos, o bicho-de-pé se aloja dentro da pele do hospedeiro ocasionando a tungíase, isto é, uma infecção que é caracterizada por inchaços dolorosos localizados ao redor de onde esta praga penetrou, principalmente, sob as unhas do pé nas partes mais moles ou entre os dedos do pé.

As larvas são de vida livre, sendo encontradas em habitações de chão de terra, em solos arenosos e praias, mas sempre em locais sombreados. É a fêmea adulta e fertilizada quem possui a capacidade de perfurar a pele do homem, porco e outros mamíferos, com suas partes bucais. Alojando-se dentro do corpo do hospedeiro até que o último segmento abdominal esteja paralelo com a superfície da pele. Esta praga se alimenta de seu sangue e expele os ovos maduros pelo ovipositor, ficando estes na ponta de seu abdômen.Três ou quatro dias depois eclodem as larvas que se alimentam de matéria orgânica.

Adquire-se esta praga andando descalço em áreas infestadas, tais como currais, chiqueiros e praias. A lesão tem formato circular, é elevada e de cor amarelada, com ponto preto central.É comum haver coceira. E, infelizmente, pode ocorrer uma infecção secundária, com dor local e secreção purulenta. No entando, a Imuni Service alerta: pode-se pegar o bicho-do-pé em qualquer local do corpo mesmo estas pragas dando preferências aos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário