quinta-feira, 1 de julho de 2010

Imuni Service te apresenta aos carunchos!

O feijão está carunchado! Já ouviu esta frase antes? Você pode não saber o que significa, mas existe uma praga responsável por depreciar certos alimentos. Preocupada com a falta de informação sobre esta praga, a Imuni Service decidiu fazer um especial e te contar tudo sobre os carunchos!

Os carunchos são insetos coleópteros pentâmeros pertencentes à super-família Curculionoidea ou Chrysomeloidea. Esta praga ataca, principalmente, produtos armazenados, como: feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e outros produtos desidratados. Infestam também, produtos industrializados como massas, biscoitos e rações de animais. A ação dessas pragas, nos produtos armazenados, deprecia o produto tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Ao infestarem produtos armazenados, estas pragas encontram alimento fácil em quantidade, qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis. E, pra piorar, os carunchos possuem um elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa.

E como esta praga faz isso? Pra começar, é essencial saber que os carunchos são divididos em dois grupos. Primeiro, pragas primárias: o adulto rompe a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta. Como por exemplo temos o caruncho do milho e do feijão. Em segundo, pragas secundárias: alimentam-se da parte externa do grão ou quando danificados pelas pragas primárias. A fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato, as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão. Infestam-se em farelos, farinhas e rações.

São conhecidas cerca de 600 espécies desta praga que infestam produtos armazenados, sabia? Então, agora que a Imuni Service já te apresentou a esta praga, fique de olho em seus alimentos armazenados!

Gostou? A Imuni Service sempre está a favor do seu bem estar! Continue acompanhando as novidades, notícias, curiosidades das diversas pragas no blog da Imuni Service e em nosso twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário