quarta-feira, 21 de julho de 2010

Imuni Service mostras as ameaças dos Caramujos.

A Imuni Service é uma empresa dedicada em manter a saúde pública, e para isso busca exterminar algumas pragas. Uma dessas pragas é os Caramujos. A praga é um molusco gastrópode que se encontra nos rios e lagos, o seu principal habitat. Uma das espécies mais nocivas ao homem é o chamado Caramujo-Gigante-Africano, que foi trazido para o Brasil como forma de cultivo de scargot, um tipo de comida, e hoje é visto como uma das grandes ameaças à saúde pública.



Esse caramujo é responsável por transmitir ao ser humano os vermes causadores de um tipo de meningite e de peritonite, inflamação no peritônio. A espécie é um hospedeiro natural desses vermes, que podem causar um quadro infeccioso abdominal aguda grave, podento até causar morte.

Devido ao seu sucesso reprodutivo, o caramujo tornou-se uma terrível praga agrícola, alimentando-se de diversos vegetais de consumo humano, e infectando-os. Um parecer técnico publicado pelo Ibama e pelo Ministério da Agricultura em 2003, pensando nessa ameaça, considerou ilegal a criação de caramujos africanos no país, determina a erradicação da espécie e prevê a notificação dos produtores sobre a ilegalidade da atividade.

Um outro problema ocasionado por caramujos é a esquistossomose, doença causada por um verme denominado Schistosoma mansoni. O caramujo da epécie Biomphalaria é um hospedeiro intermediário do verme, que passa para o homem quando este banha-se em lagos e lagoas infestados pela praga. Entre os sintomas mais comuns da esquistossomose podemos citar: diarréia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos.

Um comentário: