segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aranhas? Saiba tudo sobre esta praga!

Quer saber sobre as aranhas? A Imuni Service te conta tudo sobre esta praga!
As aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem araneae da classe dos aracnídeos. E, olhe só, existem aproximadamente 35.000 espécies desta praga mundo afora, você sabia? Fisicamente, essa pragas apresentam quatro pares de pernas e o corpo dividido em duas partes, o prossoma - cefalotórax - e o opistossoma - abdômen. Em sua cabeça existe um par de quelíceras, membro que possui uma abertura por onde passa o veneno.

Estas pragas vivem em quase todos os lugares: sobre o solo, sob pedras, dentro de frestas, equipamentos, no meio da grama e em ramos de árvores. Conseguem entrar dentro de residências acidentalmente, pois são levadas em caixas e objetos vindos da área externa. É interessante ressaltar que nem todas estas pragas constroem teias e as que as fazem, utilizam-se deste artifício para caçar insetos! Curioso, né?

Podemos dividir estas pragas em dois grandes grupos de acordo com a posição das quelíceras e a direção que os ferrões se abrem e fecham: as da subordem Labidognatha, "aranhas verdadeiras", picam de fora para dentro, isto é, picam horizontalmente. E as aranhas da subordem Ortognatha que picam verticalmente, isto é, de cima para baixo. A maioria das espécies possui oito olhos simples, algumas podem ter menos e outras nove olhos. O número de olhos e sua disposição são características importantes para a identificação das diferentes famílias destas pragas!

Mas a Imuni Service alerta: por mais que as aranhas sejam pragas, elas também são muito importantes para o ecossistema! Afinal, são predadoras capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos, que quando em grande número, podem se tornar pragas. Muitas espécies de aranhas são inofensivas ao homem porém, acidentes graves podem ocorrer com algumas espécies.

Gostou? Continue de olho no blog da Imuni Service e em nosso twitter e fique por dentro de tudo sobre as pragas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário