segunda-feira, 31 de maio de 2010

De livro ou de roupa? Saiba tudo sobre as traças!

Não precisa ser prejudicial a saúde para ser uma praga! Esta é a realidade sobre as traças... Estas praguinhas não prejudicam nossas saúde, mas têm o poder de destruição o que já as tornam repugnantes! E, ainda, têm dois tipos: as de roupas e as de livros.

As traças de roupas - pertencentes à Ordem Lepidoptera - atacam roupas de lã, tapetes, peles de animais, entre outros. Estas pragas voam pouco (menos mal, não?) e não são atraídas pela luz. Ou seja, são encontradas em locais mais escuros, tais como armários e gavetas. É importante saber que seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal úmido, aquecido e escuro! A sua alimentação é baseada de lã, penas, pêlo, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. O curioso é que roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo, são as mais atacadas.

Já as traças dos livros - pertencentes à Ordem Thysanura - também apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, provavelmente, ao acender a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis. A sua alimentação é baseada em substâncias ricas em proteínas, açúcar, que são comuns em residências, atacando aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura) e roupas engomadas. Diferente das pragas de roupas, estas pragas raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal.

Gostou?
Então, continue acompanhando o blog da Imuni Service e o nosso twitter! E fique por dentro das notícias sobre as pragas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário