segunda-feira, 24 de maio de 2010

Com que material é feita a casa do Marimbondo?

Você sabia que marimbondo é o nome popular dado às vespas? Pois é! Os marimbondos são insetos voadores parente das abelhas e das formigas. A maioria dos marimbondos constrói ninhos fechados ou abertos, entretanto, algumas espécies desta praga fazem seus ninhos no chão, como se fossem uma toca.

A primeira etapa da construção de uma casa é a aquisição da matéria-prima. Para isso, o marimbondo raspa com sua mandíbula a fibra de madeiras mortas, como galhos de árvores e troncos caídos. Em seguida, ele mastiga essa fibra e a mistura com água e com a própria saliva. A fibra amolecida é regurgitada pelo marimbondo no local onde ele pretende construir a casa. A modelagem dos favos é feita com as patas dianteiras e com as mandíbulas. A construção leva apenas alguns dias para ficar pronta.

Mesmo com toda esta dinâmica é difícil estabelecer um padrão de construção para todos os tipos de vespas, já que no Brasil existem cerca de 500 espécies desta praga!
Gostou da nossa sessão de curiosidades? Então, continuem acompanhando o blog da Imuni Service e nos seguindo pelo twitter!

7 comentários:

  1. Bem interessante, novamente.
    Mas não podemos nos esquecer que essas pragas também são importantes, até um certo ponto, para o equilíbrio de todos os outros animais. ;)
    Me corrijam, por favor se, estiver errada.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o nome desta espécie de vespas que constroem casas como esta da foto.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o nome desta espécie de vespas que constroem casas como esta da foto.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Segundo pesquisei, trata-se do Marimbondo estrela... Também é conhecida como Marimbondo-fura-olho ou Marimbondo-farinha-seca. Inclusive, estão construindo aqui na empresa. O trabalho deles é tão maravilhoso que não removi, mesmo porque, se não mexermos com eles, não percebem a nossa presença. Eles não são propriamente uma PRAGA, como disse o amigo acima, pois, tem sua serventia na natureza. Uma delas é que como se alimentam de pragas, (estas sim, PRAGAS), que atacam as plantações, os agricultores costumam manter as casas de marimbondos ja que se alimentando destas, faz com que se use menos agrotóxicos em pequenas lavouras.

    ResponderExcluir