terça-feira, 18 de maio de 2010

Carrapatos: pragas grudentas!

Existe pior praga do que aquela que gruda em você? Pois é, assim são os carrapatos! Eles são parasitas externos (ectoparasitas) de animais domésticos, silvestres e do homem. Atualmente, são conhecidas cerca de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo parasitando mamíferos, aves, répteis ou anfíbios. Estas pragas têm grande importância visto que desempenham o papel de vetores de microrganismos patogênicos incluindo bactérias, protozoários, rickétsias, vírus, etc; e pelos danos diretos ou indiretos causados em decorrência ao seu parasitismo.

Os carrapatos estão classificados em duas famílias: Ixodidae e Argasidae. Os ixodídeos, freqüentemente denominados "carrapatos duros", apresentam um escudo rígido, quitinoso, que cobre toda a face dorsal do macho adulto. Na larva, ninfa e fêmea adulta, estendeste apenas em uma pequena área, permitindo a dilatação do abdome após a alimentação. Em todos os estágios citados os carrapatos fixam-se em seus hospedeiros por um tempo relativamente longo para alimentar-se.

Já os argasídeos, também conhecidos como "carrapatos moles", recebem esta denominação porque não possuem escudo. Nesta família, estão os carrapatos de aves e os "carrapatos de cão" que pode transmitir inúmeras doenças.

Para continuar ligado em todas notícias e curiosidades sobre as mais diversas pragas, siga a Imuni Service no twitter e acompanhe o nosso blog diariamente!

Fonte: http://www.pragas.com.br/consumidor/pragas/carrapato/carrapato.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário