terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dicas podem minimizar estragos provocados pelos cupins

Matéria do jornal RJ TV sobre os perigos e ameaças dos Cupins. Veja as dicas de como se livrar dessa praga urbana que tanto prejudica as residências.

Assista mais vídeos sobre pragas no canal da Imuni Service no YouTube.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Concurso Cultural Xô Dengue

A Imuni Service está sempre à frente da luta contra a Dengue. Dessa vez, nós vamos mais longe!

Começa hoje o Concurso Cultural Xô Dengue. Participando, você não só contribui para essa luta como concorre a um par de ingressos de cinema!

Para isso, basta localizar um foco de dengue no Rio de Janeiro. A partir daí, os passos são simples:
1º: Siga a @ImuniService no Twitter;
2º: Poste no Twitter uma foto, vídeo* ou apenas conte uma história do foco que você localizou. Ao final da frase, inclua a expressão: Xô Dengue @ImuniService
*O material a ser enviado (se for foto ou vídeo) deve estar hospedado em Orkuts, Facebooks, Flickrs, Tweetpic, Youtube, Fotologs ou Blogs.

A melhor foto, video-denúncia ou relato ganha os ingressos!

IMPORTANTE:

1- Só serão válidas as respostas de perfis que sigam a @ImuniService no Twitter, os quais devem ser enviados até às 18h00 de sexta-feira (24/09), e que contiverem a expressão "Xô Dengue @ImuniService" no final;
2- A seleção da melhor resposta será feita pela equipe da Imuni Service e divulgada na segunda-feira (27/09) até às 18h00 por meio do Twitter e do Blog da Imuni Service.

Não perca tempo, participe dessa luta e concorra!

Confira o regulamento completo do concurso cultural da Imuni Service.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especial Imuni Service Moscas - Parte III - Mosca Varejeira

No terceiro especial de Moscas da Imuni Service, a empresa de dedetização vai falar um pouco da Mosca Varejeira. Também conhecida como biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, beronha, moscas-do-berne ou moscas-berneiras, a praga é presente em quase todos os lugares, sendo mais presente no campo.

Bem maior que a Mosca de Frutas e a Mosca do Ralo, a Mosca Varejeira possui tamanho médio de 10 mm. É grande e possue uma coloração verde azulado metálico; a larva da mosca mede de 9 a 22 mm, branca com um leve amarelamento. A praga pode ser encontrada junto com materiais orgânicos, preferencialmente de origem animal, como fezes e carcaças. Normalmente, a mosca é um dos primeiros insetos a chegar nos animais mortos. Mais ativo em dias ensolarados e quentes, a praga possui um ciclo de vida que roda entre os 10 e 25 dias.

A Mosca Varejeira é uma grande ameaça a econômica rural. O gado bovino tem nessa praga um dos principais ectoparasitas; que lhe causam infecções, perda de peso, baixa produção leiteira, morte de bezerros e comprometimento da qualidade do couro. A atuação contra a praga deve ser rápida e eficaz, tanto contra a espécie já adulta, quanto contra a larva da mosca.

Sua ameaça não é apenas econômica, mas a Mosca Varejeira se tornou um grande problema de saúde pública. Para a reprodução, a praga deposita seus ovos em feridas de animais, inclusive dos seres humanos! O perigo é grande, a praga pode causar no hospedeiro uma miíase, grave infecção causada pela larva da mosca.

A Imuni Service possui tratamentos eficazes no combate a praga. A empresa de dedetização trabalha com armadilhas biológicas para eliminação da praga. A eliminação de resíduo orgânico também é importante, pois tal resíduo atrai essa mosca. A Imuni Service possui também um tratamento de pulverização com inseticidas residuais, eliminando qualquer foco da praga.

A Imuni Service está também no Twitter, com mais dicas sobre saúde pública. Acompanhe também a Imuni Service no Facebook e no Orkut!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Especial Imuni Service Moscas - Parte II - Mosca de Frutas


Quem nunca teve aquela frustração de preparar uma fruteira linda e logo ela atrair aquele monte de insetos? A cozinha fica cheia desses, que popularmente chamamos de Mosca de Frutas - mas o maior perigo dessa praga não se encontra na cozinha, mas na agricultura. A Imuni Service, em seu segundo post do especial de moscas, irá falar mais um pouco dessa praga que tanto nos incomoda.

As Moscas de Frutas podem causar prejuízos enormes em pomares, principalmente nas culturas de cítricos, pêssego, manga e goiaba. Os prejuízos da praga são quase universais. Seu ciclo de vida não é exclusivo de apenas uma região, mas, com exceção do ártico e antártico, todos os continentes sofrem os danos dessa praga.

Não demore para agir contra elas. Com um ciclo de vida de 8 a 10 dias, a Mosca de Frutas se reproduz e multiplica-se muito rapidamente, podendo trazer danos enormes a agricultura. Os prejuízos mundiais causados por esta praga aos países produtores de cítricos, por exemplo, são da ordem de US$ 85 milhões. Ao primeiro sinal delas, chame uma boa empresa de dedetização, como a Imuni Service.

Como identificar a praga? Os adultos são pequenas moscas, medindo aproximadamente de 3 a 4 mm. Apresenta uma coloração que varia do amarelo ao marrom, os olhos são vermelhos. As larvas da mosca são um pouco maiores, medindo de 7 a 8 mm, e a cor é branca com espiráculos abdominais amarelados.

O ciclo de vida da larva da mosca é rápido, as fêmeas depositam os ovos próximos de frutas ou de resíduo orgânico existente ao redor de tubulações subterrâneas. A larva da mosca se desenvolve em ambientes líquidos, ricos em matéria orgânica. Uma boa empresa de dedetização deve atuar nos locais de maior foco da praga, como lixos, bueiros, lateral de ralos e filtros de ar condicionado.

A Imuni Service, empresa de dedetização do Rio de Janeiro, possui a melhor forma de controle da praga. O método mais eficiente da Imuni Service é a sanitização, eliminando alimento das larvas da mosca. A Imuni Service possui também o trabalho de pulverização com produtos residuais em paredes. Fazer a limpeza de ralos, retirada de água parada dos sifões e aplicação de armadilhas luminosas são outras boas estratégias para o combate das pragas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Especial Imuni Service Moscas - Parte I - Moscas de Ralo

Sabe aquelas mosquinhas que se hospedam no seu banheiro sem pedir nenhuma autorização? São as chamadas moscas-de-ralo. O blog da Imuni Service fala um pouco desse inseto tão chato.

Esta praga tem diversos nomes, sendo conhecida também por "mosca-dos-filtros", "mosca-de-banheiro" ou até "tabelinha". Mesmo na fase adulta, essa mosca é pequena, medindo de 1,5 a 5 mm. Possui uma coloração escura e asas ovais. O ciclo de vida da mosca é de pouco mais de 15 dias. Mesmo tendo um ciclo de vida tão pequeno, enquanto viva, essa mosca incomoda muito!

Essas moscas - que na verdade são um tipo de mosquito - se encontram no interior de ralos. Durante o dia, adultos permanecem em superfícies verticais próximas de seu local onde depositam as larvas da mosca.

Não existem registros de doenças transmitidas ao ser humano por estas pragas, entretanto, o aspecto que ela deixa no banheiro não é nada agradável. Para eliminá-las, retire a tampa do ralo e escove as paredes do encanamento, assim as larvas da mosca são totalmente retiradas. Os adultos podem ser mortos utilizando inseticidas de venda livre encontrados em grandes supermercados e de fabricantes idôneos.

Para um tratamento mais eficaz, contacte uma empresa de dedetização. A Imuni Service possui um tratamento muito eficaz para essa praga, aplicando inseticidas que eliminam qualquer outro foco da praga.

Quer saber mais sobre pragas? Siga a Imuni Service no Twitter. E não deixe de acompanhar nosso blog!

Informações: Wikipedia e Pragas.com.br

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vespa ou marimbondo?

Vespa ou marimbondo?
Qual a diferença entre a vespa e o marimbondo? Nenhuma! Nem todo mundo sabe, mas ambos se referem ao mesmo inseto. A Imuni Service te conta um pouco sobre ele.

Há no mundo uma enorme variedade de vespas com hábitos e características diferentes. Em linhas gerais, há as vespas solitárias - entre elas, não há operárias, de forma que constroem seus próprios ninhos - e as que vivem em grupo. Este segundo tipo é o grupo das vespas maiores, com manchas amarelas ou de cor avermelhada.

As vespas percebem odores com suas antenas; elas possuem fortes mandíbulas, além de dois pares de asas e três pares de patas. Sua visão é formada por dois olhos compostos e três simples.

A Imuni Service já contou aqui como é feito seu ninho. As vespas de cor avermelhada constroem ninhos abertos, cuja construção quem inicia é a rainha, pois é a única que sobrevive ao inverno. Depois que ela coloca os primeiros ovos, as vespas que nascem se tornam operárias e continuam construindo o vespeiro, que pode abrigar algumas centenas de insetos. As amarelas constroem ninhos maiores, que comportam até milhares de vespas.

Algumas pessoas têm sensibilidade ao veneno da vespa, para as quais a picada pode ser fatal. Esse veneno contém histamina e uma substância que é capaz de dissolver glóbulos vermelhos do sangue.

O grande problema das vespas é que elas não ficam em apenas uma área; elas podem estabelecer o ninho no campo, em jardins e até mesmo entre construções humanas. Desta forma, é inevitável que elas estejam presentes em nosso dia-a-dia. Como é muito difícil prever quem tem ou não sensibilidade à picada - e ainda levando em consideração que, independente dessa sensibilidade, a picada da vespa é extremamente dolorida - o ideal é evitar a presença delas.
Para isso, a Imuni Service conta com um serviço de uso de aerossóis ou pulverização com Diclorvós ou Dorine, muito eficazes no controle desta praga. Nunca tente tirar um ninho de marimbondo sozinho, procure sempre uma equipe especializada como a Imuni Service pra te ajudar.

E não esqueça: aqui no blog da Imuni Service você acompanha as melhores dicas e informações. Não deixe também de visitar nosso Twitter!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Imuni Service te mostra algumas curiosidades sobre os morcegos!

O morcego é como um rato voador. Na verdade, ele é o único mamífero que voa no planeta!
No Brasil temos mais ou menos 100 espécies diferentes, e delas, apenas 3 se alimentam de sangue. A maioria tem mais ou menos 12 centímetros de corpo, mas sua envergadura pode chegar a 40cm, de ponta a ponta das asas. Como são mamíferos, as fêmeas alimentam seus filhotes.
Os morcegos podem ingerir uma enorme variedade de alimentos, recebendo diferentes nomenclaturas:
Frugívoros (comem frutos e auxiliam na dispersão de sementes), Insetívoros (alimentam-se de insetos), Carnívoros (ingerem pequenos animais como lagartos, sapos, rãs, ratos ou lesmas) e Hematófago (alimentam-se quase que exclusivamente de sangue, principalmente de bois, cavalos, cabras e galinhas, podendo atacar também o homem).

Algumas curiosidades sobre morcegos:
  • Seu sonar auxilia em sua localização. Esse sonar emite sons, os quais refletem em obstáculos e o eco é captado de volta por eles, identificando mais rápido esses obstáculos à sua volta;
  • Ao contrário do que diz a crença popular, os morcegos que chupam o sangue não o fazem por meio daqueles dois furinhos na vítima, mas na verdade usam os dentes incisivos para fazer um corte na pele do animal (como se tivesse sido raspado) e usam a língua dobrada em forma de tubo, lambendo o sangue que sai;
  • Uma espécie de morcego Hematófago é capaz de andar no chão;
  • Alguns morcegos possuem pelagem clara. Nem todos são escuros como os que conhecemos!;
  • Antigamente, as fezes dos morcegos eram utilizadas para fabricar pólvora;
  • A maior colônia de morcegos do mundo fica na caverna Bracken (Texas); durante o verão atinge até 20 milhões de morcegos abrigados!;
  • A saliva do morcego possui um anticoagulante poderoso;
  • Um morcego Insetívoro de apenas 4 gramas, em uma única noite, pode devorar até 200 insetos!

Como vimos, morcegos podem sim ser perigosos e nos atacar; a Imuni Service dá as dicas de algumas medidas preventivas para evitar a presença deles. Por exemplo:
  1. Manter os alimentos cobertos, principalmente as frutas;
  2. Todos os vãos e buracos que sirvam de acesso a porões e sótãos devem ser fechados ou vedados com telas;
  3. Evitar contato com as fezes deles, pois existem fungos patogênicos ao homem em seus excrementos;
  4. Ao entrar em um ambiente que morcegos usam como abrigo, devemos usar luvas e máscara;
  5. Nunca tentar capturar um morcego com as mãos, pois eles podem morder, e essa mordida deve ser medicada pois pode ser muito perigosa à súude!

Como o morcego não pode ser morto por ser um animal da fauna brasileira (protegido por entidades como o IBAMA), se um morcego entrar em nossa casa nós podemos afugentá-los de duas formas:
Pendurar sachês de naftalina em vários pontos do local onde esses animais se abrigam;
Pulverizar ou atomizar creolina na área onde eles se abrigam, tomando o cuidado de não molhar produtos ou materiais (e avisar a todos que o processo foi feito, pois a substância libera um cheiro muito forte!).
Para esse tipo de controle, a Imuni Service está aí para ajudar! :) Se precisar, fale com a nossa equipe especializada e não deixe que bichinhos como este tirem a sua paz!

Acompanhe nosso blog e Twitter com mais dicas e informações interessantes.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Insetos que se reproduzem na água

Larvas de Aedes Aegypti
Água é vida. Nós somos formados por água, nenhum ser vivo sobrevive sem água... nem mesmo os insetos. Nesse caso, água parada é sempre um mau sinal, pois representa o meio de reprodução de muitos deles. Precisamos sempre ficar de olho em locais onde a água possa ficar armazenada de forma incorreta, como pratos de vasos, pneus e quaisquer outros recipientes que fiquem expostos ao ar livre; uma simples chuvinha é suficiente para encher de água aquele baldinho de criança esquecido no jardim.

Todos nós sabemos que o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é um desses insetos. Ele representa um grade perigo pois se assemelha muito a um pernilongo comum - ainda que seja mais escuro e possua listras brancas pelo corpo - de forma que fica muito difícil diferenciá-los. O Aedes Aegypti coloca seus ovos nas paredes de recipientes como os citados acima, e mesmo que você tire a água desses locais, esses ovos ainda podem sobreviver por 2 anos sem contato com o líquido. Assim, é importante que, mesmo depois de esvaziá-los, esses recipientes sejam devidamente higienizados.

E, além do famoso "mosquitinho da dengue", ainda há outros insetos que compartilham este meio de reprodução. Mesmo que não sejam realmente perigosos, são muito incômodos. Há, por exemplo, a mutuca, que ataca normalmente o gado bovino e eqüino. Tem também o borrachudo, que é bem pequeno, e sua picada não é dolorosa - mas pode causar sérias alergias. A reação varia de pessoa para pessoa, mas o histórico é sempre de um ponto vermelho muito característico seguido de inchaço, dor e coceira. São mais comuns na região litorânea. Além disso, temos a muriçoca, também conhecida como pernilongo. É odiada por reproduzir o zumbido mais desagradável do mundo, além das conhecidas picadas que ficam dias coçando. Transmite elefantíase, um tipo de filariose.

Como vimos, muitos insetos comuns do nosso dia-a-dia se reproduzem dessa forma. Por isso, lembre-se: nunca deixar água parada em nenhum local!
E se, por um descuido, a água acabou ficando ali e os mosquitos já iniciaram sua reprodução?

A primeira coisa a fazer é identificar o problema o mais rápido possível. Depois, a eliminação da água parada é o primeiro passo para a aplicação de larvicida na forma granular ou líquida, ou então reguladores de crescimento. Esse trabalho deve ser feito por uma equipe especializada, como a da Imuni Service. Portanto, se não deu pra prevenir, a Imuni Service te ajuda a solucionar! Entre em contato com a gente ;)

Mais dicas e informações em nosso Twitter... e não deixe de acessar nosso blog!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tipos Curiosos de Formigas

As formigas estão sempre presentes em nosso ambiente. Estamos tão acostumados a vê-las que sequer imaginamos que, na verdade, há mais de 10 mil espécies no planeta. Vemos sempre aquelas que ficam nas superfícies, mas diversas espécies vivem quase completamente nos subsolos ou saem deles só à noite para buscar comida. Entre estes tipos, há algumas espécies de formigas especialmente curiosas, como as que a Imuni Service listou abaixo:

Formiga de cupim Esta espécie de formiga constrói túneis e ninhos em madeira morta, postes, árvores e madeiras de edifícios. Apesar de não comer a madeira, podem causar estragos realmente consideráveis. Ocasionalmente elas entram em casas à procura de doces.

Formigas legionárias São formigas de uma espécie “nômade”. Elas nunca ficam mais de três semanas no mesmo lugar, mudando a localização de seus formigueiros constantemente. Se tratam de formigas predadoras, e as responsáveis pela busca de alimento exterminam insetos, lagartos e até mesmo pequenos animais. Seu ferrão é extremamente venenoso.

Formigas lava-pés Estas formigas são conhecidas por sua picada dolorosa (que provoca uma forte sensação de queimadura), e há histórico de serem responsáveis pela morte de animais do mesmo porte de bois e vacas. Se alimentam, em geral, de frutas, legumes e insetos; porém, também destroem plantas alimentícias em desenvolvimento, e por isso são inclusive consideradas pestes agrícolas.

Formigas criadoras de fungos Este tipo de formiga cultiva fungos, os quais também são sua alimentação. Elas mastigam as folhas de árvores e criam uma polpa usada com base para o cultivo desses fungos. São as conhecidas formigas “corta-folhas”, pois é não-raro vê-las transportando os pedaços de planta sobre suas cabeças.

Formigas colheitadeiras As formigas deste tipo são parte de uma espécie que se subdivide em diversas outras, dependendo da região. Sua característica principal consiste em recolher plantas apanhadas do solo, armazenar no subterrâneo e depois as levar à superfície para secar. Elas também podem picar o homem.

Formigas do mel Esta espécie utiliza as formigas trabalhadoras (repletes) como vasos vivos de armazenagem. Elas se abastecem de comida (néctar de plantas ou excremento de insetos que se alimentam de néctar) até que seus abdômens se distendam muitas vezes, ficando cheios e as impedindo de se movimentar. Distribuem a comida coletada por meio da regurgitação.

Controlar a presença das formigas não é difícil quando há uma equipe especializada para verificar a presença do caminhos das formigas e encontrar o local do ninho ou orifício onde essa adentra. Em casos internos, o ideal é fazer um tratamento localizado nos pontos de ocorrências polvilhando tomadas ou efetuando vedações com silicone, sendo estas algumas atitudes fundamentais para o extermínio desses insetos. Já nos ninhos externos, o mais indicado é o polvilhamento.

Continue acompanhando as dicas da Imuni Service no Twitter e aqui em nosso blog!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tratamento Adulticida por Termonebulização: o que é?

Já discutimos aqui os perigos e incômodos da presença de mosquitos em nosso dia-a-dia. É muito comum encontrar estes pequenos insetos voando em nossas casas, escritórios... Até existem alguns tratamentos à base de inseticidas comprados em supermercados que, em geral, parecem ser eficazes. O problema é que soluções assim não sanam o problema completamente, pois matam os insetos visíveis – mas e os focos? Como ficam?

Existe uma solução chamada “Tratamento Adulticida por Termonebulização”. Um nome desse tamanho assusta, não é? Mas, na verdade, é um procedimento simples e definivamente eficaz – e com uma série de benefícios e vantagens em relação aos tratamentos convencionais.

A Termonebulização consiste na aplicação de inseticidas por projeção de névoa seca. Desta forma, reduz drasticamente o tamanho das gotas de inseticida, que se tornam quase imperceptíveis. Quanto menores as gotas, mais fácil a propagação da solução, penetrando por pequenas frestas, atingindo um maior número de insetos. Além disso, na Termonebulização se faz necessária uma quantidade menor de inseticida do que nos pulverizadores tradicionais.

Está claro que solucionar um problema com insetos exige atitudes que não o sane apenas superficialmente. Por isso, o Tratamento Adulticida por Termonebulização é uma das melhores opções para dedetizar um ambiente e se ver livre, de uma vez por todas, destes desagradáveis mosquitos. Informe-se com a Imuni Service!

Siga o blog e o Twitter da Imuni Service e acompanhe nossas dicas!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pragas urbanas: elas estão em todos os cantos!

Nós convivemos diariamente com as chamadas "pragas urbanas". Estas são aqueles insetos que invadem nossas casas e podem picar, danificar alimentos e objetos e o mais importante - e perigoso - transmitir doenças. No inverno, é mais difícil vê-los pois é o momento em que eles geram seus filhotes. Quando chega o verão, eles se propagam. Por isso é mais comum ver ratos, baratas, cupins, mosquitos e outros insetos quando está calor.

Estas pragas migram para áreas urbanas buscando justamente alimentação e abrigo. O próprio homem acaba proporcionando as condições favoráveis para a sobrevivência delas, levando em consideração que é não-raro verificar ambientes sujos e lixo colocado em locais inadequados.

Prevenir o deslocamento destas pragas não é fácil, pois exige que toda a área urbana esteja livre das tais condições citadas acima. Algumas ações são importantes, como não deixar alimentos em locais abertos, não amontoar lixo, verificar periodicamente locais e depósitos onde é feito o armazenamento de comida, além de, é claro, manter todos os ambientes sempre limpos.

Porém, mesmo com atitudes preventivas, ainda é possível verificar a presença destas pragas nos locais mais inusitados. Quem nunca passou por situações incômodas com insetos em sua casa - mesmo fazendo de tudo para evitá-las? Assim, a Imuni Service está aqui para ajudar, os controlando e erradicando. Caso detecte a existência de pragas urbanas em sua residência, entre em contato com a Imuni Service!

E não esqueça: continue seguindo nosso blog e Twitter para mais dicas!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ácaros e mosquitos: insetos inofensivos. Serão mesmo?

É muito comum encontrar mosquitos em casa. Ácaros, então, estão presentes em todos os ambientes, mas principalmente em cozinhas e quartos, pois fornecem o clima perfeito pra proliferação destes pequenos insetos. Porém, o fato de ser comum encontrá-los não deve ser um fator para despreocupação: eles podem transmitir uma série de doenças - as mais conhecidas Arboviroses.
Arboviroses são doenças virais transmitidas por meio de artrópodes. Os arbovírus fazem a transmissão da doença no ato do repasto sanguíneo, ou seja, ao picar a pele e trocar sangue com o homem.

Existem vários tipos de arbovírus. Os mais importantes são:

Alphavirus – vírus das encefalomielites
Arenavirus – vírus causador de várias febres hemorrágicas
Bunyavirus – agentes da encefalite
Flavivirus – vírus da febre amarela e de algumas encefalites
Rhabdovirus – vírus da raiva, estomatite vesiculosa e várias infecções

Os artrópodes os quais temos mais contato são os próprios ácaros e mosquitos. Desta forma, é muito importante evitar ao máximo o contato com estes pequenos insetos.
Para isto, a Imuni Service está aqui para ajudar. A melhor forma de se controlar ácaros é através da administração da umidade relativa do ambiente. Em alguns casos, o uso de inseticidas se faz necessário. Somente organofosforados produzem resultados sobre populações de ácaros, em pulverizações direcionadas ou termonebulizações com água utilizada como veículo. Fumigações de materiais ou ambientes com fosfina também podem ser realizadas.
Para os mosquitos, é importante eliminar pontos com água parada - onde eles se proliferam - e efetuar uma dedetização mais direcionada. A Imuni Service efetua este controle com atomizações ou termonebulizações.

Acompanhe o blog da Imuni Service para mais dicas e informações. Siga-nos também no Twitter!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Leptospirose: Os ratos podem ser mais perigosos do que se imagina...

Ter ratos em casa é uma situação muito incômoda. Mas, pior do que causar inconvenientes, eles podem ser transmissores de doenças muito graves. Uma delas é a leptospirose.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Qualquer pessoa pode ser contaminada, independente da idade. A média do período de incubação é de 10 dias, mas pode começar a se manifestar de 2 a 30 dias após a infecção.

Mas afinal, como saber se você pode ter contraído a doença? Quais são os sintomas e como combatê-los?

Os sintomas em geral são:
- início súbito de febre alta
- sensação de mal estar
- dor de cabeça constante e acentuada
- dor muscular intensa
- cansaço
- calafrios.

Além disso, o portador da doença pode sofrer de fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia, podendo levar à desidratação. É comum também que os olhos fiquem avermelhados (hiperemia conjuntival) e alguns infectados podem apresentar tosse e faringite. Não existe vacina contra a leptospirose, e o tratamento é feito essencialmente à base de hidratação. Quando a leptospirose é diagnosticada até o quarto dia, são empregados antibióticos que reduzem as chances de evolução para a forma grave. Já as que desenvolvem meningite ou icterícia devem ser internadas. As formas graves da doença necessitam de tratamento intensivo. Porém, todo e qualquer tratamento deve ser ministrado por um médico, jamais sendo efetuada a auto-medicação ou tratamento sem acompanhamento profissional.

Para evitar a leptospirose, o ideal é não entrar em contato com ratos, principalmente a ingestão de líquidos que possam estar contaminada com sua urina. Caso haja ratos em sua casa, ou até se sua região apresenta um sistema de esgoto ineficaz ou coleta de lixo inadeqüada, é necessário tomar atitudes para evitar que eles fiquem longe. Nesse caso, dedetizar a casa é sempre uma ótima opção. E não se esqueça, para isso, você pode contar com a Imuni Service!

Fique sempre de olho nas informações do blog e nas novidades do Twitter!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conheça os meios de combate às pragas da Imuni Service - II

Já falamos aqui no blog da Imuni Service os diversos tipo combate às pragas. Agora a Imuni Service vai apresentar os outros tratamentos de combate às pragas.

Imuni Service possui três tipos de tratamentos adulticidas, cada uma baseada no seu tipo de aplicação. Ele pode ser espacial, onde saturamos o ambiente com gotículas de calda de inseticida. Pode ser também por impregnação, saturamos as superfícies verticais do ambiente com inseticida, e por termonebulização, onde a aplicação de inseticidas é feita por projeção de névoa seca. Esse último é ideal para penetrar nos lugares mais minúsculos possíveis.

Na luta contra as baratas, o tratamento com Gel é o ideal. Ele consiste na aplicação de pesticida em forma de gel, capaz de imunizar armários, fornos, fogões, borrachas de geladeira e qualquer outro local propícios a infestação por baratas.

Imuni Service possui um tratamento de Iscas especial para o combate à roedores. Aplicação é em locais estratégicos e combate a proliferação desses roedores.

Elaborado para combater cupins, o tratamento focal faz uma pulverização intensa em todos os locais e pontos de infestação. Possuindo ação ativa e grande poder residual, o tratamento foi elaborado para combater e repelir novos ataques por cupins, garantindo a a eliminação total da praga.

O último tratamento da Imuni Service é o Larvicida. É um inseticida desenvolvido para atuar especificamente contra a fase jovem das pragas. Aplicado nos pontos onde houver acúmulo de água e em outros possíveis locais de postura de ovos. Pesquisas comprovam que este tratamento tem alta eficácia nos casos de Aedes spp. e Culex spp..

Continue acompanhando o Blog da Imuni Service para saber mais dicas de saúde pública. Siga também @ImuniService no Twitter para mais novidades.