sexta-feira, 30 de julho de 2010

Meios de combate às pragas da Imuni Service - I

Já devem ter ouvido muito sobre os tipos de ameaças e as várias pragas do mundo. No post de hoje, entretanto, a Imuni Service terá uma dedicação exclusiva aos vários tipos de combate às pragas da detetizadora.

A Imuni Service possui cerca de 13 tipos diferentes de tratamentos e combate às pragas, cada um com o objetivo especial. A Barreira Química, por exemplo, implanta exatamente isso que o nome quer dizer, uma espécie de valeta onde se coloca cupinicida líquido, evitando a aproximação de pragas. Vale a pena dizer que esse líquido possui baixíssima toxicidade para mamíferos, não apresentando uma ameaça à eles.

Outro tratamento de destaque da Imuni Service é a implatação das chamadas caixas PEP (ponto de envenenamento permanente). Instala-se algumas caixas com iscas especiais, sempre atendendo as necessidades de segurança. A grande vantagem desse uso é a sua facilidade para monitoramento do combate às pragas.

A pulverização da Imuni Service é feita de forma intensa, tornando-se uma arma mortal contra as baratas. Já para o polvilhamento se utiliza um inseticida em pó seco, exelente para ser aplicado em instalações elétricas, fendas, frestas, rodapés e outros locais que sirvam de passagem e abrigo aos piores insetos.

A Imuni Service também trabalha com a higienização das caixas dágua. Importante essa higienização pois a muitas das doenças citadas nesse blog são transmitidas através de água contaminada.

Continue acompanhando o blog da Imuni Service para mais novidasdes e informações sobre os outros serviços da detetizadora.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Imuni Service mostra que terror das mulheres tem motivo justo

O maior medo da mulherada, baratas. A Imuni Service irá mostra nesse post, porque realmente ter medo, e nojo, desse inseto que insiste em aparecer nas piores horas possíveis.

O perigo maior nas baratas é o fato delas servirem de vetor para uma série outros seres patógenos. Isso é, ela carrega com sigo uma série de bactérias, fungos ou protozoários que causam um dano enorme para a saúde humana.

Dentre as doenças mais desagradáveis que ela transmite podemos incluir a Febre Tifóide. Essa pode levar o corpo humano a uma temperatura de 40 graus de febre, além das terríveis dores de cabeça, a fadiga e diarréia. Outras doenças como Hepatite A, Amebíase, Giardíase, Cólera, Difteria e Tétano. Podemos escrever um livro todo só com os nomes das doenças transmitidas por essa praga e, essas foram só as principais.

O grande problema das Baratas é a sua facilidade de reprodução. O combate deve ser rápido e eficaz para que a infestação não se perpetue por muito tempo. A Imuni Service possui o tratamento ideal, para isso, basta chamar que logo a praga será toda desfeita.

Acompanhe no Twitter @ImuniService mais novidades e dicas.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Imuni Service mostra os perigos das frutas mal lavadas

Diarréia, Cólera, Febre Tifóide e Hepatite são apenas algumas das doenças que a ingestão de alimentos não higienizados, principalmente frutas, podem trazer para a saúde humana. Estas doenças podem se apresentar em qualquer sitação, por isso requerem uma série de cuidados. Em locais onde a infra-estrutura de saneamento básico é inadequada, o risco de transmissão é ainda maior, visto ser relativamente comum a contaminação das fontes de água e de alimentos com resíduos fecais, necessitando assim uma atenção extra.

Um dos maiores problemas é a infectação da água por dejetos humanos. Água que muitas vezes é utilizada para o consumo e preparação de alimentos. A contaminação das frutas pode estar relacionada com a preparação inadequada dela, sendo que, não lavados adequadamente, ou com a manipulação sem a higiene correta. Outra ameaça é o contato dos alimentos com pragas ou insetos.

Para desinfecção pode-se utilizar uma solução de hipoclorito de sódio (2,5% para cada litro de água). Ao se lavar a fruta com a solução diminue-se a quantidade de matéria orgânica presente. Em seguida, devem ser mantidas imersas por 30 minutos na água clorada. Após este período de tempo, antes do consumo, devem ser lavados com água tratada. A desinfecção deste tipo de alimento deve ser feita mesmo quando existe uma rede pública com água tratada disponível.

As principais dicas da Imuni Service é não consumir verduras, legumes e frutas cruas que não possam ser desinfectados no momento do consumo. Lave bem as frutas antes de consumir, e descarte imediatamente qualquer uma que tenha tido contato com qualquer praga, como caramujos.

Continue acompanhando a Imuni Service para mais dicas de saúde pública, e siga @ImuniService no Twitter para mais novidades.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Imuni Service Mostra como se prevenir dos Caramujos

Já falamos aqui no blog da Imuni Service sobre as doenças que os Caramujos podem trazer para a saúde. Agora o blog vai ensinar o que deve-se fazer para se prevenir das doenças dessa praga.


A primeira coisa a se fazer é evitar deixar restos de folhas ou outro tipo de matéria orgânica no jardim. Estes servem de abrigo e mesmo de alimento para esses animias. Algumas plantas podem repelir os Caramujos, a dica então é plantar ao redor do jardim uva, repolho roxo, girassol, gerânio, abóbora, alho ou menta, todas poderão evitar a aproximação da praga. A mistura de de sabão em pó e água também evita a aproximação.


Ao ingerir verduras, frutas ou legumes de plantações que suspeite apresentar a presença de caramujos africanos, observe se as folhas e frutos estão inteiros, se não foram comidos por caramujos. Despreze os vegetais que tiveram contato com os caramujos. Deixe as verduras, frutas e legumes mergulhados em uma mistura contendo 01 colher (sopa) de água sanitária para 01 litro de água, durante trinta minutos. Enxágüe muito bem antes de comer


Quer estar sempre por dentro das curiosidades sobre os diversas tipos de pragas? Então, continue acompanhando ao blog da Imuni Service e nos siga no twitter!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Imuni Service mostras as ameaças dos Caramujos.

A Imuni Service é uma empresa dedicada em manter a saúde pública, e para isso busca exterminar algumas pragas. Uma dessas pragas é os Caramujos. A praga é um molusco gastrópode que se encontra nos rios e lagos, o seu principal habitat. Uma das espécies mais nocivas ao homem é o chamado Caramujo-Gigante-Africano, que foi trazido para o Brasil como forma de cultivo de scargot, um tipo de comida, e hoje é visto como uma das grandes ameaças à saúde pública.



Esse caramujo é responsável por transmitir ao ser humano os vermes causadores de um tipo de meningite e de peritonite, inflamação no peritônio. A espécie é um hospedeiro natural desses vermes, que podem causar um quadro infeccioso abdominal aguda grave, podento até causar morte.

Devido ao seu sucesso reprodutivo, o caramujo tornou-se uma terrível praga agrícola, alimentando-se de diversos vegetais de consumo humano, e infectando-os. Um parecer técnico publicado pelo Ibama e pelo Ministério da Agricultura em 2003, pensando nessa ameaça, considerou ilegal a criação de caramujos africanos no país, determina a erradicação da espécie e prevê a notificação dos produtores sobre a ilegalidade da atividade.

Um outro problema ocasionado por caramujos é a esquistossomose, doença causada por um verme denominado Schistosoma mansoni. O caramujo da epécie Biomphalaria é um hospedeiro intermediário do verme, que passa para o homem quando este banha-se em lagos e lagoas infestados pela praga. Entre os sintomas mais comuns da esquistossomose podemos citar: diarréia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Imuni Service te conta o tratamento e a prevenção do bicho-de-pé!

 A Imuni Service já te apresentou a praga de nome curioso e mostrou os riscos que elas causam!Mas, o que pode ser feito para tratar e evitar o bicho-de-pé?

Como os sinais da doença transmitida por esta praga são muito característicos, o diagnóstico se torna muito fácil! O tratamento, no caso de poucas lesões, consiste na retirada do invasor com auxílio de uma agulha devidamente esterilizada e limpa. Muito embora, mesmo que a praga não seja retirada pelo tratamento com a agulha, a tendência é que de duas a três semanas o animal morra e a infecção seja curada, pois ela é autolimitada. Contudo, não é o ideal, ou seja, é melhor procurar logo um médico que defina um tratamento adequado, inclusive para não desevolver as infecções secundárias!

A receita de prevenção desta praga é simples: use calaçados! Como o bicho-de-pé, normalmente, infecta os pés, os calçados são barreiras suficientes para impedir o problema. Principalmente pessoas que trabalham com estábulos, por exemplo, precisam usar botas ou calçados do tipo.

Viu só? O diagnóstico e o tratamento são simples, entretanto a prevenção é mais ainda! Use calçados!

Gostou? Quer estar sempre por dentro das curiosidades sobre os diversas tipos de pragas? Então, continue acompanhando ao blog da Imuni Service e nos siga no twitter!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tungíase: conheça a doença transmitida pela praga do bicho-de-pé!

A Imuni Service te alerta sobre os perigos desta praga de nome curioso e que de doce não tem nada! Como dissemos, o bicho-de-pé se aloja dentro da pele do hospedeiro ocasionando a tungíase, isto é, uma infecção que é caracterizada por inchaços dolorosos localizados ao redor de onde esta praga penetrou, principalmente, sob as unhas do pé nas partes mais moles ou entre os dedos do pé.

As larvas são de vida livre, sendo encontradas em habitações de chão de terra, em solos arenosos e praias, mas sempre em locais sombreados. É a fêmea adulta e fertilizada quem possui a capacidade de perfurar a pele do homem, porco e outros mamíferos, com suas partes bucais. Alojando-se dentro do corpo do hospedeiro até que o último segmento abdominal esteja paralelo com a superfície da pele. Esta praga se alimenta de seu sangue e expele os ovos maduros pelo ovipositor, ficando estes na ponta de seu abdômen.Três ou quatro dias depois eclodem as larvas que se alimentam de matéria orgânica.

Adquire-se esta praga andando descalço em áreas infestadas, tais como currais, chiqueiros e praias. A lesão tem formato circular, é elevada e de cor amarelada, com ponto preto central.É comum haver coceira. E, infelizmente, pode ocorrer uma infecção secundária, com dor local e secreção purulenta. No entando, a Imuni Service alerta: pode-se pegar o bicho-do-pé em qualquer local do corpo mesmo estas pragas dando preferências aos pés.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Imuni Service te apresenta a mais uma praga de nome curioso!

Bicho-de-pé? Não, infelizmente, não é o doce! A Imuni Service te apresenta mais uma praga de nome curioso!


O bicho-de-pé (Tunga penetrans) é um artrópode pertecente à ordem das pulgas (Siphonaptera) de apenas um milímetro de comprimento! Esta praga pode ser encontrada em climas tropicais, especialmente, nas regiões rurais da América do Sul.

O bicho-de-pé vive no solo e areia, e alimenta-se intermitentemente de hospedeiros de sangue quente, como humanos, gado, ovelha, ratos, cães e outros mamíferos. Para conseguir se reproduzir, a fêmea desta praga primeiro penetra na pele do hospedeiro, geralmente deixando a ponta da cauda ou o abdômen visível através de um orifício na lesão da pele. Esse orifício permite que praga consiga respirar enquanto se alimenta de vasos sanguíneos na camada cutânea ou subcutânea.

Quer saber mais sobre esta praga? Então, continue de olho no blog da Imuni Service e siga nosso twitter!

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/bicho-de-pe.html

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Imuni Service Curiosidades: Aranha e seu clone!

Agora que a Imuni Service já te contou tudo sobre as aranhas, tá na hora de ficar por dentro de algumas curiosidades desta praga! Você sabia que a aranha cria "clone" de si mesma para despistar os predadores? Pois é, esta praga é esperta!

Isto foi descoberto por cientistas em Taiwan que afirmam ainda que este pode ser o primeiro exemplo de um animal capaz de construir uma réplica em tamanho natural de seu próprio corpo. E, segundo eles, o comportamento da espécie, chamada Cyclosa mulmeinensis, também ajuda a esclarecer por que muitos aracnídeos gostam de decorar suas teias com ornamentos estranhos, como partes de plantas, dejetos e restos de presas e de ovos. Já que estes detritos, geralmente, têm as mesmas cores das aranhas, o que faz com que os cientistas suspeitem que eles ajudem a camuflar a aranha.

Os biólogos responsáveis pela pesquisa, disseram que a Cyclosa mulmeinensis não apenas decorava sua teia, como também juntava os detritos para compor objetos de seu próprio tamanho. E esses "dublês" atraíam os predadores - em geral, vespas - por também terem a mesma cor e a mesma maneira de refletir a luz que as verdadeiras aranhas.

Inteligente esta praga, não?
Gostou? Quer estar sempre por dentro das curiosidades sobre os diversas tipos de pragas? Então, continue acompanhando ao blog da Imuni Service e nos siga no twitter!

Fonte: UOL Notícias

Imuni Service Curiosidades: Aranha e seu clone!

Agora que a Imuni Service já te contou tudo sobre as aranhas, tá na hora de ficar por dentro de algumas curiosidades desta praga! Você sabia que a aranha cria "clone" de si mesma para despistar os predadores? Pois é, esta praga é esperta!

Isto foi descoberto por cientistas em Taiwan que afirmam ainda que este pode ser o primeiro exemplo de um animal capaz de construir uma réplica em tamanho natural de seu próprio corpo. E, segundo eles, o comportamento da espécie, chamada Cyclosa mulmeinensis, também ajuda a esclarecer por que muitos aracnídeos gostam de decorar suas teias com ornamentos estranhos, como partes de plantas, dejetos e restos de presas e de ovos. Já que estes detritos, geralmente, têm as mesmas cores das aranhas, o que faz com que os cientistas suspeitem que eles ajudem a camuflar a aranha.

Os biólogos responsáveis pela pesquisa, disseram que a Cyclosa mulmeinensis não apenas decorava sua teia, como também juntava os detritos para compor objetos de seu próprio tamanho. E esses "dublês" atraíam os predadores - em geral, vespas - por também terem a mesma cor e a mesma maneira de refletir a luz que as verdadeiras aranhas.

Inteligente esta praga, não?
Gostou? Quer estar sempre por dentro das curiosidades sobre os diversas tipos de pragas? Então, continue acompanhando ao blog da Imuni Service e nos siga no twitter!

Fonte: UOL Notícias

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aranhas? Saiba como combater esta praga!

A Imuni Service já destacou as principais características das aranhas! Mesmo esta praga sendo boa para o ecossistema, ninguém quer ter a presença desagradável dela em sua casa, não é? Pensando nisso, a Imuni Service te ensinará dicas fáceis e eficazes para manter esta praga longe de sua residência!

A dica número um -- que a Imuni Service não cansa de repetir é--: evitar o acúmulo de sujeiras! Entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas são pontos negativos na luta contra esta praga. Evitar sujeira, folhagens densas junto a paredes e muros de casas são dicas fáceis que também auxiliam ao combate e controle de aranhas próximo a sua residência!

É importante também manter fechado armários e gavetas, já que estes são lugares propícios para o aparecimento da praga! A solução pode ser vedar frestas e possíveis buracos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o destas pragas pela residência. É importante ressaltar que as aranhas são facilmente encontradas em locais muito arborizados, desta forma, se sua residência for próxima de parques, bosques, mantenha as janelas e portas fechadas ao entardecer.Também é importante combater a prolifereção de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas que deles se alimentam!

Gostou? Então, continue de olho no blog da Imuni Service e em nosso twitter. Assim você estará informado sobre notícias, novidades e curiosidades sobre diversas pragas!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aranhas? Saiba tudo sobre esta praga!

Quer saber sobre as aranhas? A Imuni Service te conta tudo sobre esta praga!
As aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem araneae da classe dos aracnídeos. E, olhe só, existem aproximadamente 35.000 espécies desta praga mundo afora, você sabia? Fisicamente, essa pragas apresentam quatro pares de pernas e o corpo dividido em duas partes, o prossoma - cefalotórax - e o opistossoma - abdômen. Em sua cabeça existe um par de quelíceras, membro que possui uma abertura por onde passa o veneno.

Estas pragas vivem em quase todos os lugares: sobre o solo, sob pedras, dentro de frestas, equipamentos, no meio da grama e em ramos de árvores. Conseguem entrar dentro de residências acidentalmente, pois são levadas em caixas e objetos vindos da área externa. É interessante ressaltar que nem todas estas pragas constroem teias e as que as fazem, utilizam-se deste artifício para caçar insetos! Curioso, né?

Podemos dividir estas pragas em dois grandes grupos de acordo com a posição das quelíceras e a direção que os ferrões se abrem e fecham: as da subordem Labidognatha, "aranhas verdadeiras", picam de fora para dentro, isto é, picam horizontalmente. E as aranhas da subordem Ortognatha que picam verticalmente, isto é, de cima para baixo. A maioria das espécies possui oito olhos simples, algumas podem ter menos e outras nove olhos. O número de olhos e sua disposição são características importantes para a identificação das diferentes famílias destas pragas!

Mas a Imuni Service alerta: por mais que as aranhas sejam pragas, elas também são muito importantes para o ecossistema! Afinal, são predadoras capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos, que quando em grande número, podem se tornar pragas. Muitas espécies de aranhas são inofensivas ao homem porém, acidentes graves podem ocorrer com algumas espécies.

Gostou? Continue de olho no blog da Imuni Service e em nosso twitter e fique por dentro de tudo sobre as pragas!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Imuni Service te ensina a controlar a praga do barbeiro!

Agora que a Imuni Service já te apresentou ao barbeiro e a temida doença que esta praga transmite, está na hora de aprender como podemos controlar e prevenir a ação deste inseto!

Como a Imuni Service sempre ressaltou, a melhor e mais eficaz forma de controle das pragas é a higienização de ambientes. E no caso do barbeiro, isto não é diferente! Manter a casa limpa, varrer o chão, limpar atrás dos móveis e dos quadros, expor ao sol os colchões e cobertores são atitudes simples que auxiliam na prevenção desta praga!

Impedir a permanência de animais e aves dentro da casa, - já que o sangue destes animais servem também como alimento para os barbeiros - construindo galinheiros, paiol, tulha, depósitos afastados da casa e sempre mantê-los limpos são formas eficazes de controle da praga que é o barbeiro!

É importante ressaltar que a doença ocorre, principalmente, sobre as áreas rurais. Desta forma, deve-se promover uma melhoria da habitação, rebocando as paredes e deixando-as livres de fendas! Com isso afasta-se a possibilidade de procriação da praga! E a utilização de inseticidas de ação residual prolongada - com baixa toxicidade para homem e animais domésticos - é uma ótima solução para a eliminação do barbeiro. Entretanto, a Imuni Service alerta: aplicar inseticidas não significa que o barbeiro não aparecerá novamente!

Gostou? Então, continue de olho no blog da Imuni Service e em nosso twitter. Assim você estará informado sobre notícias, novidades e curiosidades das diversas pragas!
Fonte: Portal São Francisco

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Imuni Service te apresenta aos carunchos!

O feijão está carunchado! Já ouviu esta frase antes? Você pode não saber o que significa, mas existe uma praga responsável por depreciar certos alimentos. Preocupada com a falta de informação sobre esta praga, a Imuni Service decidiu fazer um especial e te contar tudo sobre os carunchos!

Os carunchos são insetos coleópteros pentâmeros pertencentes à super-família Curculionoidea ou Chrysomeloidea. Esta praga ataca, principalmente, produtos armazenados, como: feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e outros produtos desidratados. Infestam também, produtos industrializados como massas, biscoitos e rações de animais. A ação dessas pragas, nos produtos armazenados, deprecia o produto tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Ao infestarem produtos armazenados, estas pragas encontram alimento fácil em quantidade, qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis. E, pra piorar, os carunchos possuem um elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa.

E como esta praga faz isso? Pra começar, é essencial saber que os carunchos são divididos em dois grupos. Primeiro, pragas primárias: o adulto rompe a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta. Como por exemplo temos o caruncho do milho e do feijão. Em segundo, pragas secundárias: alimentam-se da parte externa do grão ou quando danificados pelas pragas primárias. A fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato, as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão. Infestam-se em farelos, farinhas e rações.

São conhecidas cerca de 600 espécies desta praga que infestam produtos armazenados, sabia? Então, agora que a Imuni Service já te apresentou a esta praga, fique de olho em seus alimentos armazenados!

Gostou? A Imuni Service sempre está a favor do seu bem estar! Continue acompanhando as novidades, notícias, curiosidades das diversas pragas no blog da Imuni Service e em nosso twitter!